Entrevista a Núria Guzmán Sanjaume

Publicado por B de Brincar em

A importância dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento infantil foi o tópico para a entrevista que realizamos a Núria Guzmán Sanjaume, especialista espanhola em Neuropsicologia e Educação.
A entrevista foi originalmente feita em espanhol, pelo que publicamos, em simultâneo, a versão em português.

Para quien aún no la conoce, ¿nos puede hablar un poco sobre su trabajo?
Para quem ainda não a conhece, pode-nos falar um pouco sobre o seu trabalho?
Soy psicóloga, Máster e Neuropsicología y Educación. Mi trabajo lo realizo en consulta privada de psicología atendiendo especialmente a necesidades educativas, cognitivas y emocionales de niños, niñas, jóvenes y adultos. Además soy la presidenta de la Asociación Afim21, entidad dedicada a la intervención psicológica, educativa y sociocomunitaria para atender necesidades de la infancia, familia y mayores. La intervención que hacemos en dicha asociación es principalmente con recursos lúdicos.

Sou psicóloga, com Mestrado em Neuropsicologia e Educação. Desenvolvo o meu trabalho numa clínica particular de psicologia, dando especial atenção às necessidades educativas, cognitivas e emocionais de crianças, jovens e adultos. Também sou presidente da Associação Afim21, uma organização dedicada à intervenção psicológica, educativa e sociocomunitária para atender a necessidades de crianças, famílias e idosos. A intervenção que fazemos nesta associação é realizada principalmente com recursos lúdicos.
 
¿Qué es la neuro-educación y cómo se relaciona con los juegos de mesa?
O que é a neuroeducação e de que forma se relaciona com os jogos de mesa?
La Neuro-educación o Neurociencia educativa es una nueva disciplina que nos permite aportar al sistema educativo los aportes de la neurociencia sobre cómo funciona nuestro cerebro y sobre cómo aprende. Nos indica cuáles son los elementos que permiten estimular y conseguir un aprendizaje más eficaz.

A Neuroeducação ou Neurociência Educativa é uma nova disciplina que nos permite contribuir para o sistema educativo com os conhecimentos da neurociência sobre como o cérebro funciona e como ele aprende. Diz-nos quais são os elementos que nos permitem estimular e alcançar uma aprendizagem mais eficaz.

¿Por qué utilizar juegos de mesa en las aulas?
Porquê a utilização de jogos de mesa nas salas de aula
Precisamente porque el juego de mesa comparte algunos elementos que facilitan un entorno de novedad y curiosidad, elementos esenciales para una mente activa. Esto permite abrir los canales atencionales y que haya mayor motivación. Además de ello, el juego tiene significado para el alumnado, tiene una relación directa con sus intereses y está más próximo a experiencias que ya conoce. El aprendizaje significativo es muy potente. Otro elemento esencial del juego de mesa es que el alumnado “actúa”, no es mero receptor de contenidos, sino que tiene que comprender, asociar, relacionar, planificar, tomar decisiones, es decir tiene una parte activa y protagonista de la actividad. Otro aspecto, de los muchos que podríamos mencionar, es que el feedback es inmediato, a diferencia de las actividades y tareas escolares, en el juego hay una constante supervisión de nosotros mismos sobre las acciones que hacemos, y enseguida obtenemos información sobre cómo lo hemos hecho. Eso nos permite modificar y cambiar estrategias y formas de actuar si nos equivocamos. Es decir es un aprendizaje continuo de ensayo y error.

Precisamente porque o jogo de tabuleiro inclui alguns elementos que facilitam um ambiente de novidade e curiosidade, elementos essenciais para uma mente activa. Isso permite abrir os canais de atenção e que haja maior motivação. Além disso, o jogo tem significado para os alunos, tem um relacionamento directo com seus interesses e está mais próximo das experiências que eles já conhecem. Aa aprendizagem significativa é muito poderosa. Outro elemento essencial do jogo de tabuleiro é que com ele o aluno "actua", não é apenas um receptor de conteúdos. Tem que entender, associar, relacionar, planear, tomar decisões, ou seja, é uma parte activa e protagonista da actividade. Outro aspecto, dos muitos que poderíamos mencionar, é que o feedback é imediato, ao contrário das actividades e tarefas escolares. No jogo há uma supervisão constante de nós mesmos sobre as acções que fazemos e obtemos informações imediatas sobre como o fizemos. Isso permite-nos alterar estratégias e formas de agir se cometermos erros. Em outras palavras, é uma aprendizagem contínua de tentativa e erro.

¿Es posible conciliar la utilización de los juegos de mesa con los contenidos y exigencias curriculares?
É possível conciliar a utilização dos jogos de mesa com os conteúdos e exigências curriculares?
Por supuesto que sí. Hay una gran variedad de juegos, solamente hace falta un poquito de creatividad por parte del profesorado. Para empezar podemos usar el juego de mesa tal cual, siguiendo el reglamento, pero también podemos utilizar los componentes del juego para darles otros significados adaptados al currículum. Por ejemplo, creo que cualquier juego de mesa puede servir en el área de lengua, para trabajar la comprensión oral y escrita, enseñando a usar el juego a través del reglamento. Esto es una labor compleja pero que a la vez desarrolla otras habilidades importantísimas como es la planificación y la organización de la tarea.
Juegos como el Dixit, por ejemplo, o bien puede usarse con su reglamento original, o bien pueden usarse sus cartas para realizar microrrelatos, cuentos y diferentes temáticas enlazadas con el currículum. Toma 6, por poner otro ejemplo, es muy bueno para aprender a secuenciar; Fauna, puede usarse bien para el área de ciencias naturales o matemáticas, para aprender de una forma más experiencial las unidades de medida; Fast Word es ideal para desarrollar la fluencia fonológica, tan importante para el desarrollo neuropsicológico; Jungle Spped para entrenar la discriminación y atención visual; Blokus para facilitar procesos de organización espacial; También podemos escoger juegos para trabajar competencias socioemocionales, como Ikonicus, Feelinks, La Resistencia: Avalon, Emoción!. Y así podríamos ir enumerando juego por juego. El año pasado se presentaron en la Spiel 18, la feria más importante sobre juego de mesa, cerca de 1.400 juegos y gran parte de ellos son adaptables al aula o están diseñados muy claramente para el aula, como por ejemplo Planet, que permite a los niños y niñas construir planetas de una forma rápida y sencilla previendo la adaptación de diferentes especies de animales. Cada vez hay mayor interés en introducir el juego en el aula de allí que los editores han puesto el foco de atención en las necesidades del aula y apuestan por juegos que puedan usarse fácilmente en contextos educativos.

Claro que sim. Existe uma grande variedade de jogos, só é preciso um pouco de criatividade por parte dos professores. Para começar, podemos usar o jogo de tabuleiro como está, seguindo as regras, mas também podemos usar os seus componentes para lhes dar outros significados adaptados ao currículo. Por exemplo, acredito que qualquer jogo de tabuleiro pode ser útil na área da linguagem, para trabalhar a compreensão oral e escrita, ao ensinar como o jogar através das suas regras. Essa é uma tarefa complexa, mas, ao mesmo tempo, desenvolve outras habilidades importantes, como planear e organizar a tarefa.
Jogos como o Dixit, por exemplo, podem ser usados com as suas regras originais ou as suas caartas podem ser usadas para criar contos, histórias e temas diferentes ligados ao currículo. 6 nimmt!, para dar outro exemplo, é muito bom para aprender a sequenciar; Fauna pode ser usado para a área das ciências naturais ou da matemática, para aprender de uma maneira mais experiencial as unidades de medida; O Fast Word é ideal para o desenvolvimento da fluência fonológica, tão importante para o desenvolvimento neuropsicológico; Jungle Spped para treinar discriminação e atenção visual; Blokus para facilitar processos de organização espacial. Também podemos escolher jogos para trabalhar competências socio-emocionais, como Ikonikus, Feelinks, The Resistance: Avalon,Emoción!. E assim poderíamos ir enumerando jogo por jogo. No ano passado, na Spiel 18, a mais importante feira de jogos de mesa, foram apresentados cerca de 1.400 jogos e a maioria deles é adaptável à sala de aula ou é projectada muito claramente para a sala de aula, como o Planet, que permite que crianças construam planetas de maneira rápida e simples, antecipando a adaptação de diferentes espécies de animais. O interesse crescente em introduzir o jogo no ensino, leva a que os editores se concentrem nas necessidades da sala de aula e apostem em jogos que podem ser facilmente usados em contextos educacionais.


¿Cómo se pueden utilizar los juegos de mesa con niños con necesidades especiales?
Como se podem utilizar os jogos de mesa com crianças com necessidades especiais?
Es en esta área en la que más incidencia hacemos, no solamente para alumnado con necesidades especiales, el juego es uno de los recursos más potentes para estimular el cerebro. En el caso de las necesidades especiales, se pueden diseñar programas de intervención preciosos.
Por ejemplo a nivel de desarrollo madurativo escolar alumnado con problemas de atención, con dislexia, con problemas específicos del lenguaje, a menudo tiene dificultades en áreas específicas. Por ejemplo, pueden tener dificultad en fluencia fonológica y semántica: bien, entonces podemos usar Kaleidos, Fast words, Vaya tomate, Ensalada de bichos. Si la dificultad está en orientación espacial: Ubongo, Blokus, Laberinto mágico; Si lo que queremos es desarrollar memoria: Abejitas Zum Zum, Time’s up; para desarrollar planificación: Brain connect, Carcassone, Ilos; Los juegos nombrados no son únicos, hay muchísimos más, indico estos de forma rápida, como los primeros que me vienen a la mente.
Podemos seleccionar juegos que tengan relación con áreas específicas, aunque me decanto por introducir variedad de juegos, buscando únicamente la diversión, sin la intención de “mejorar” en un aspecto u otro. Opino que la infancia necesita un reposo, espacio de diversión, de compartir experiencias, reir, escuchar a los demás, debatir, etc. Pero sin que tenga que ser en beneficio de algo. Lo que veo a diario es que los niños y niñas con necesidades educativas, son para colmo los que menos tiempo tienen, porque deben hacer más tareas, asistir a terapias…. Y siempre se deja de lado la parte más importante para su desarrollo que es el tiempo de juego. Cualquier juego lleva implícito una serie de procesos de organización, clasificación, secuenciación, comprensión de normas e instrucciones, metas y objetivos, acción e interacción. ¡Todo eso requiere de una gran cantidad de procesos cognitivos! ¡No necesitamos más! Si el aprendizaje, en este caso el juego, va acompañado de emoción, disfrute, generamos una mente activa y en óptimas condiciones.

É nesta área em que temos mais impacto. Não só para alunos com necessidades especiais, o jogo é um dos recursos mais poderosos para estimular o cérebro. No caso das necessidades especiais, podem ser projectados programas de intervenção preciosos.
Por exemplo, ao nível do desenvolvimento escolar, os alunos com problemas de atenção, com dislexia, com problemas específicos de linguagem, muitas vezes têm dificuldades em áreas específicas. Por exemplo, podem ter dificuldade em fluência fonológica e semântica: bem, então podemos usar Kaleidos, Fast words, Alles Tomate!, Salada de Bichos. Se a dificuldade é na orientação espacial: Ubongo, Blokus, Labirinto Mágico; Se o que queremos é desenvolver a memória: Abejitas Zum Zum, Time’s up; para desenvolver o planeamento: Brain connect, Carcassone, Ilos; Os jogos nomeados não são únicos, há muitos mais. Estes são os que, muito rapidamente, me vêm à mente.
Podemos seleccionar jogos relacionados a áreas específicas, embora eu prefira introduzir variedade, procurando apenas a diversão, sem a intenção de "melhorar" num aspecto ou outro. Eu acho que as crianças precisam de descanso, de espaço para se divertir, de partilhar experiências, rir, ouvir os outros, debater, etc. Mas sem ter que ser para o benefício de alguma coisa. O que observo diariamente é que as crianças com necessidades educativas são aquelas que têm menos tempo porque têm que fazer mais tarefas, participar de terapias,... E é sempre deixada de lado a parte mais importante para o seu desenvolvimento: o tempo de jogo. Qualquer jogo tem um conjunto implícito de processos de organização, classificação, sequenciamento, compreensão de regras e instruções, metas e objectivos, acção e interacção. Tudo isso requer muitos processos cognitivos! Não precisamos de mais! Se a aprendizagem, neste caso o jogo, é acompanhada de emoção, prazer, geramos uma mente activa e em óptimas condições.


¿Cuál es la aceptación que esta herramienta ha tenido junto a los profesores y educadores en España?
Qual é a aceitação que esta ferramenta tem tido junto dos professores e educadores em Espanha?
Opino que la aceptación es muy elevada. Cada vez que impartimos un curso sobre Neuroeducación y ABJ (Aprendizaje basado en juegos), o sobre Neuropsicología y juegos de mesa, u otras temáticas relacionadas con el juego de mesa, siempre hay una disposición y actitud muy positiva. La verdad es que los docentes salen del curso con muchas ganas de experimentar, probar y llevar el juego al aula.

Na minha opinião, a aceitação é muito alta. Sempre que ministramos um curso de Neuroeducação e ABJ (Aprendizagem Baseada em Jogos) ou em Neuropsicologia e jogos de tabuleiro, ou outros tópicos relacionados com o jogo de mesa, há sempre uma disposição e atitude muito positivas. A verdade é que os professores deixam o curso com muito desejo de experimentar, tentar levar o jogo para a sala de aula.

¿Qué consejo le daría a un profesor que, no conociendo los juegos de mesa, le gustaría utilizarlos en sus clases?
Que conselho daria a um professor que, não conhecendo os jogos de mesa, gostaria de os utilizar nas suas aulas?
Lo primero, quitarse los complejos, admitir el nivel que tenemos y permitir que el aprendizaje sea compartido. ¡No hace falta siquiera conocer el juego para llevarlo al aula! Eso sí, hace falta un criterio y unos objetivos, así como un poco de sentido común. Es evidente que en el aula hay que justificar lo que hacemos. Pero con criterio y sabiendo lo que queremos conseguir la actividad de juegos siempre tiene un potencial que no tienen otras actividades. Por ejemplo, el mero hecho de observar los componentes, clasificarlos, buscar significados. El organizar los grupos para que tengan un objetivo claro y definido: entender el juego. Leer las instrucciones, secuenciar los procesos marcados, seguir los pasos y comprender. Nada más que esto es un aprendizaje buenísimo y práctico para mejorar la comprensión escrita. Iniciar el juego consensuando con los compañeros, es otro proceso complejo. Gestionar emociones, implicar a los demás, tener paciencia con el ritmo de los demás compañeros; equivocarse y darse cuenta del error. Modificar estrategias, supervisar las acciones de los demás y las propias…. Es difícil encontrar una actividad en el libro de texto que sea tan completa.
Así que el docente que no tenga mucha idea puede experimentar y analizar todo lo que puede conseguirse. Otro consejo es permitir que el entorno de juego sea de verdad un entorno de juego, permitir al alumnado emocionarse, levantarse, en definitiva adentrarse en el juego. Recomiendo también que el juego sea el espacio en el que se rompan las diferencias, aceptar la diversidad, los diferentes ritmos y formas de aprender, mezclar los grupos, incluso las edades. Facilitar siempre después de la sesión una reflexión común sobre lo que ha pasado en el aula, como nos hemos sentido, como hemos percibido a los demás compañeros, qué he aprendido… facilitar que el alumnado sea consciente de que cuando está jugando está realizando una actividad compleja de aprendizaje y de que él es el verdadero protagonista.

Primeiro, que ponha de lado os complexos, admitir o nível que temos e que permita que a aprendizagem seja partilhada. Nem precisa de saber o jogo para o levar para a sala de aula! Claro que tem de ter um critério e objectivos, bem como um pouco de bom senso. É claro que na sala de aula temos que justificar o que fazemos. Mas com critério e sabendo o que queremos alcançar, a actividade do jogo sempre tem um potencial que outras actividades não possuem. Por exemplo, o simples facto de observar os componentes, de os classificar, procurar significados. Organizar os grupos para que eles tenham um objectivo claro e definido: entender o jogo. Leia as instruções, sequencie os processos marcados, siga os passos e compreenda. Apenas isto é já uma grande e prática aprendizagem para melhorar a compreensão escrita. Começar o jogo concordando com os parceiros é outro processo complexo. Gerir emoções, envolver os outros, ser paciente com o ritmo de outros colegas; Cometer erros e perceber o erro. Modificar estratégias, supervisionar as acções dos outros e as suas próprias... É difícil encontrar uma actividade no manual escolar que seja tão completa.
Assim, o professor que não conhece muito pode experimentar e analisar tudo o que pode ser alcançado. Outro conselho é permitir que o ambiente do jogo seja realmente um ambiente de jogo, permitir que os alunos fiquem animados, se levantem e finalmente entrem no jogo. Também recomendo que o jogo seja o espaço em que as diferenças são quebradas, aceitem a diversidade, ritmos e formas diferentes de aprendizagem, misturar os grupos, até mesmo idades. Fomente sempre, após a sessão, uma reflexão comum sobre o que aconteceu na aula, como nos sentimos, como percebemos os outros colegas, o que aprendemos... Ajude os alunos a estarem conscientes de que quando estão a jogar estão a fazer uma actividade de aprendizagem complexa e que é ele o verdadeiro protagonista.


Núria Guzmán Sanjaume
Twitter: @nuriajugant

Partilhar esta publicação



← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →


0 comentários

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.