Criatividade em família: marcadores de livros com flores e folhas secas

Publicado por Carlos Ramos em

As flores e folhas secas são um meio natural e bonito de decorar diferentes objetos, sendo também ideais para projectos infantis: não é algo caro, são simples de fazer, implica interacção com a natureza e pode envolver toda a família.

A nossa sugestão de hoje é utilizá-las para criar marcadores de páginas para livros.

A melhor forma de secar e preservar as flores e folhas é prensando-as (pode utilizar a nossa prensa para isso).

As folhas e/ou flores devem ser colhidas em dias secos, de preferência após o meio do dia, altura em que o orvalho já secou, para que não tenham muita humidade. As flores novas são mais fáceis de prensar e aquelas com muitas camadas, como as rosas, precisam de técnicas especiais.

Embora a secagem das flores/folhas possa ser feita utilizando um livro pesado, há prensas próprias para a secagem que facilitam o trabalho, para além de poderem ser utilizadas para outros projectos (veja a nossa secção dedicada à arte e à criatividade).

O tempo ideal para a secagem na prensa depende muito do clima local, mas pode variar de três dias a uma semana.

Para o marcador, escolham um cartão com uma cor que combine com as folhas/flores preparadas. Corte-o numa tira de 6,5 por 15,5 cm.

Para colar as flores/folhas ao cartão, utilize uma cola não-ácida. Após a aplicação da cola, coloque o marcador na prensa até que a cola seque.

Partilhar esta publicação



Publicação Mais Recente →


0 comentários

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.